Ada Rogato
"A GAIVOTA SOLITÁRIA"
Ada Rogato nasceu em São Paulo e era filha
dos imigrantes italianos Guilherme Rogato e Maria Rosa Grecco Rogato. O legado
que esta brilhante aviadora deixou é de grande relevância no cenário da aviação
brasileira diante de seus feitos. Deve, pois, ser lembrada e reverenciada pelos
adeptos de aviação. Viveu na época de ouro da aviação desportiva.
Ada destacou-se como a primeira piloto de planador (nº25), primeira dobradora de pára-quedas,primeira pára-quedista a saltarem São Paulo e na América
do Sul. Recebeu o terceiro brevê de piloto civil internacional da FAI,de nº
248, em 1940, e de nº1.314, para avião categorias "A" e
"B". Seus voos eram sempre realizados em aviões monomotores.Como
pára-quedista, sagrou-se campeã e executou 105 saltos.
Licenciou-se, em 1941, do Instituto Biológico de São Paulo,onde trabalhava, para participar da Semana da Asa.Sofreu acidente ao executar serviços experimentais como piloto agrícola, no combate à broca do café, no ano de 1948, ficando internada por 30 dias.
Ada ousava sempre. Sua principal característica era voar sozinha, ainda que a aeronave possuísse recursos limitados. Àquela época,a infra-estrutura da aviação era modesta, o que não impediu a arrojada piloto de realizar inúmeros reides.
Em 1950, pilotando um Paulistinha CAP-4, o PP-DBL, cobriu11.691
quilômetros , em 16 horas de Voo, ocasião em que
transpôs, pela primeira vez, a Cordilheira dos Andes.Foi, então, a brasileira
que teve a primazia de efetuar essa proeza.
Ada, em abril de1951, sozinha, em sua epopéia aérea, percorreu no PT-ADV, de 90 HP,51.064 quilômetros
em 326 horas de Voo,visitando 28 países.Decolou da Terra do Fogo, rumo ao
Alasca, no mais longo reide efetuado por um aviador solitário ( Circuito das
Três Américas ).
Participou de uma revoada com 280 aviões brasileiros, para a Argentina, percorrendo4.782 quilômetros em 29 horas e 09 minutos. Ainda,
em 1952, em seu pequeno Cessna 140 -A, partiu do Campo de Marte (SP) para a
Bolívia, pousando no mais alto aeroporto do mundo, El Salto, situado a 4.071 metros de
altitude. Superou no Voo, com sua habilidade, a rarefação do ar, a qual
provocava queda na potência do motor.
No ano de 1956, Ada Rogato novamente ousou ao percorrer25.057
quilômetros , em 163 horas de Voo, visitando inúmeras
capitais e sobrevoando parte da selva amazônica.
Em março de1960, decolou de Piracicaba (SP) rumo à Ushuaia, o povoado ao extremo sul da Patagônia, nos confins da Terra do Fogo. Foi a primeira mulher aviadora a fazê-lo. Teve que enfrentar, durante várias horas, ventos de través de até 80 kms / hora, fazendo correções de 45 graus, para manter a rota. Teve que suportar, inclusive, temperaturas em torno de 3 graus abaixo de zero
Nasceu em 22.12.1920 e faleceu em 17.11.1986. Seu corpo foi velado no Museu Aeronáutico de São Paulo, onde havia sido presidente.
Pertenceu a várias entidades nacionais e estrangeiras. Recebeu muitas condecorações, medalhas, diplomas e brevês, tais como:
Ada destacou-se como a primeira piloto de planador (nº25), primeira dobradora de pára-quedas,primeira pára-quedista a saltar
Licenciou-se, em 1941, do Instituto Biológico de São Paulo,onde trabalhava, para participar da Semana da Asa.Sofreu acidente ao executar serviços experimentais como piloto agrícola, no combate à broca do café, no ano de 1948, ficando internada por 30 dias.
Ada ousava sempre. Sua principal característica era voar sozinha, ainda que a aeronave possuísse recursos limitados. Àquela época,a infra-estrutura da aviação era modesta, o que não impediu a arrojada piloto de realizar inúmeros reides.
Em 1950, pilotando um Paulistinha CAP-4, o PP-DBL, cobriu
Ada, em abril de1951, sozinha, em sua epopéia aérea, percorreu no PT-ADV, de 90 HP,
Participou de uma revoada com 280 aviões brasileiros, para a Argentina, percorrendo
No ano de 1956, Ada Rogato novamente ousou ao percorrer
Em março de1960, decolou de Piracicaba (SP) rumo à Ushuaia, o povoado ao extremo sul da Patagônia, nos confins da Terra do Fogo. Foi a primeira mulher aviadora a fazê-lo. Teve que enfrentar, durante várias horas, ventos de través de até 80 kms / hora, fazendo correções de 45 graus, para manter a rota. Teve que suportar, inclusive, temperaturas em torno de 3 graus abaixo de zero
Nasceu em 22.12.1920 e faleceu em 17.11.1986. Seu corpo foi velado no Museu Aeronáutico de São Paulo, onde havia sido presidente.
Pertenceu a várias entidades nacionais e estrangeiras. Recebeu muitas condecorações, medalhas, diplomas e brevês, tais como:
-Ordem do Ministério Militar
-Ordem do Ministério Naval
-Ordem do Ministério
Aeronáutico
-Medalha do Pacificador
(Exercito)
-Medalha do Mérito Santos
Dumont
-Ordem Condor dos Andes
(Bolívia)
-Medalha Bernardo O`Higgins
(Chile)
ADA ROGATO, essa moça destemida, nascida em São Paulo , no dia 22 de
dezembro de 1910, tornou-se, 24 anos depois, em plena decada de 30 a
primeira mulher brasileira a obter brevê de piloto de planador e de
paraquedista, a terceira a obter o brevê de aviador no Brasil.
Ela foi :
A maior recordista de vôos solitários sobre o
Brasil e as três Américas, da Terra do Fogo ao Alasca.
A primeira mulher a pousar com seu pequeno avião
no aeroporto mais alto do mundo (El Alto, na Bolívia).
A primeira a saltar de paraquedas em países como
o Chile, o Paraguai e o Uruguai.
Foi também, a primeira piloto a cruzar, em
voo solitário, a Amazônia.
E, ainda, a primeira a pousar em Brasília,
quando a capital brasileira ainda estava em construção.
Fez 213 voos de
patrulhamento no litoral paulista, durante a 2.ª Guerra Mundial;
Inaugurou campos de aviação e estimulou a
criação e prosseguimento de aeroclubes por todo o Brasil.
Foi
pioneira em vôos de fumigação no combate à broca do café.
Uma trajetória sensacional, que terminaria em 15
de novembro de 1986 quando, aos 76 anos, Ada foi vencida por um câncer.
Museu da TAM - Cessna de Ada
Foto Museu da Tam
Terra
do Fogo ao Alasca, 51.064
km em 326 horas !
Campeã
Brasileira de Paraquedismo, 105 saltos, de aviões e
helicopteros, incluindo noturnos !
Aproximadamente
5.000 horas de voo !
Encarou
ventos de 80 a
100 km/h
no estreito de Magalhães num monomotor de 90 HP, sózinha sempre !
Sabe
por que não cruzou o Atlantico ? O Cessninha dela não aguentaria !
Ousada, sim ! Maluca não !
Deu
nome a uma cachaça "Voadora", 47 º !
Sózinha,
solteira, sem filhos !
Curadora
do maior museu aeronautico da America Latina da época em São Paulo !
Foto dedicada a aviadora Thereza de Marzo - 1944
"Eu não viajo por Turismo. O Brasil é muito
grande. E um país muito especial. Eu quero divulgar esse país para o mundo
todo ! "
Ada Rogato Mulher pioneira e aviadora
Cessna de Ada Rogato (1910-1986)
Painel do Cessna 140-A , PT - ADV
Ada Rogato (São Paulo, 22 de dezembro de 1910 – São Paulo,
15 de novembro de 1986) foi uma pioneira da aviação no Brasil. Foi a primeira
mulher a obter licença como pára-quedista, a primeira volovelista (piloto de
planador) e a terceira a se brevetar em avião. Também se
destacou por suas acrobacias aéreas e foi a primeira piloto agrícola do país.
Voando em aeronaves de pequeno porte e – ao contrário de outras famosas
aviadoras – sempre sozinha, sua fama nacional e internacional cresceu a partir
dos anos 1950, graças à ousadia cada vez maior de suas proezas, que fizeram
dela:
1) A primeira piloto brasileira a atravessar os Andes, em 1950;
2) A única aviadora do mundo, até 1951, a cobrir uma extensão de 51.064 km em voo
solitário pelas três Américas, chegando até o Alasca;
3) A primeira a atingir o aeroporto de La Paz , na Bolívia, o mais alto do mundo até então
(1952), com um avião de apenas 90 HP – feito inédito na história da aviação
boliviana;
4) O primeiro piloto, homem ou mulher, a cruzar a selva amazônica - o temido
"inferno verde" - em um pequeno avião, sem rádio, em voo
solitário(1956);
5) A primeira aviadora a chegar sozinha à Terra do Fogo, no extremo sul do
nosso continente (1960).
Ada Leda Rogato
Aviadora 1920-1986
No Aeroporto de Santos Dumont, antes do reide, com PP-DBL,em 1950
Ada Leda Rogato nome que utilizou desde sua
entrada no Instituto Biológico em 1940 e, mais tarde, já em 1954, solicita que
retirem Leda por não constar em sua certidão de nascimento. Estranho é que
todas as suas assinaturas desde sua entrada no IB, consta o Leda. Somente após
1954 e que observa-se a retirada de Leda de sua assinatura.
Ada Rogato, nascida em 22 de dezembro de 1920, em São Paulo é admitida em
9 de janeiro de 1940 como datilógrafa a título precário, substituindo o 1º
escriturário do IB que solicitou licença-prêmio por 6 meses. Vê-se então, no
passado, em que era nominado o funcionário, como sendo hierarquicamente
superior- 1º secretário.
Contava ela então com 29 anos e escolheu ser solteira. Sua efetivação, no mesmo ano que veio para o IB, ocorreu em dezembro 1940. Em 1941, solicita licença para participar da “Semana da Asa” e no ano seguinte matricula-se na Escola Livre da Sociedade de Pilotagem de São Paulo e é também aluna de curso de Biblioteconomia.
Era ela aviadora e paraquedista, a primeira paraquedista sulamericana, ministrava cursos para esse fim. Assim foi por três meses, quando afastada junto a Escola Técnica de Aviação do Ministério da Aeronáltica.
De volta para o Instituto Biológico, assume suas funções no Serviço de Vendas. Ela foi cedida para esse serviço pois, nesse momento, era funcionária da Seção de Vigilância Sanitária Animal.
Contava ela então com 29 anos e escolheu ser solteira. Sua efetivação, no mesmo ano que veio para o IB, ocorreu em dezembro 1940. Em 1941, solicita licença para participar da “Semana da Asa” e no ano seguinte matricula-se na Escola Livre da Sociedade de Pilotagem de São Paulo e é também aluna de curso de Biblioteconomia.
Era ela aviadora e paraquedista, a primeira paraquedista sulamericana, ministrava cursos para esse fim. Assim foi por três meses, quando afastada junto a Escola Técnica de Aviação do Ministério da Aeronáltica.
De volta para o Instituto Biológico, assume suas funções no Serviço de Vendas. Ela foi cedida para esse serviço pois, nesse momento, era funcionária da Seção de Vigilância Sanitária Animal.
Ada
L. Rogato ao lado da aeronave "Paulistinha"
denominada"Gafanhoto" por Henrique da Rocha Lima
Como prestadora de serviço no IB, sendo pilota,
executava serviços experimentais de combate à broca do café. Foi quando sofreu
um acidente na propriedade Agrícola Chantebled pertencente a Companhia Cafeeira
do Rio Feio, em Cafelândia, SP, Serviço de polvilhamento com o Gamexame, em
1948.
O Jornal “Correio Paulistano” publica no dia 10 de março de 1948 a seguinte manchete -
“A aviação na lavoura: Só o avião poderá dar combate rápido e eficiente à broca
do café. A acrobacia aérea transformada na mais terrível arma contra os
parasitas agrícolas – não há broca que resista a duas pulverizações com
intervalo de 10 dias – falo o “Correio Paulistano” a aviadora Ada Rogato sobre
o momentoso assunto”. Assim se manifesta o Jornal sobre o acidente: “Foi, como
se recorda, nos dias de carnaval. Uma funcionária do Instituto Biológico, que
por varias vezes se impusera como pioneira em diversos setores da aviação,
desejou mais uma vez acentuar a sua vocação de pioneirismo, e ser o primeiro
aviador brasileiro a empregar as excelências da aviação a serviço da
agricultura. Uma pequenina deficiência técnica - de fácil correção alias -
ocasionou o acidente. E a aviadora deu entrada no hospital, onde, menos de um
mês depois, nas vésperas de sua alta, recebeu a reportagem para fornecer
apontamentos das suas observações”.
Após sua recuperação, Ada utiliza, pela primeira vez, a aeronave “Paulistinha”
denominada “Gafanhoto” por Henrique da Rocha Lima, diretor do Instituto
Biológico à época. Esse avião, foi doado por “Baby” Pignatari ao Instituto
Biológico, a pedido de Carlos Alves Seixas, pesquisador do IB, a fim de retomar
as experiências de polvilhamento para combate aéreo à broca do café que foram
iniciados por Ada.
Brevetada há 12 anos, colaborava com Carlos Alves Seixas no controle da broca
do café. Foi a primeira mulher a obter brevê na América do Sul, isso em 1935.
Em 1950, a
pedido do Major Brigadeiro do Ar, Armando de Mello Araribóia, sendo, então
Secretário da Agricultura Antonio de Oliveira, fica afastada do IB por dois
anos. Em 1951, realiza um vôo em torno das três Américas, percorrendo 38.398 km por 236 horas,
visitando 17 países.
Ada Rogato em 1950
A rota de reide Circuito das Tres Americas - 1951
Ada e o PT-ADV, no Museu da Aeronautica e Espaço - SP
Ada a frente de seu Cessna 140-A - Museu de Sao Paulo
Brevê de Pára-quedista - Salto em SP - Campo de Marte - 1942
Participou de prova de
pára-quedismo noturno e pilotou um avião Cessna por todo o continente
americano, avião de sua propriedade.
Foi campeã paulista de pára-quedismo e executou 105 saltos. Ainda, como aviadora, percorreu ao redor de 5.000 horas de vôo e foi a primeira mulher a solar em planador no Brasil.
Viaja, em 1956, pelo governo do Estado de São Paulo, para todas as capitais do Brasil, passando pela floresta amazônica, sem rádio e, em um pequeno avião.
Ada Rogato, em feiras agrícolas no Estado de São Paulo, saltava de aviões e helicópteros, executando saltos ornamentais.
Teve como homenagem o nome de uma cachaça “Voadora” e,em São Paulo , na Lapa, uma
praça e em Ribeirão
Preto a Rua Ada Rogato no Loteamento Cândido Portinari.
No ano de 2000, os Correios lançaram carimbo postal e selo comemorativo dos 50 anos do sobrevôo dos Andes por Ada com o CAP-4 de 65HP PP-DBL, Brasileirinho, sob o tema “Mulheres Aviadoras”. O carimbo postal apresenta os seguintes dizeres: Homenagem às Mulheres Aviadoras Pioneiras da Aviação no Brasil – 1º dia de circulação: São Paulo-SP- 8.2.2000.
Ada recebeu vários títulos, como a Comenda Nacional de Mérito Aeronáutico, grau de cavalheiro (primeira mulher); Comenda Asas da Força Aérea Brasileira e o título da FAB de Piloto Honoris Causa; recebeu a condecoração Condor dos Andes em 1952,em La Paz ,
quando pilotou seu avião “Brasil” indo sozinha para La Paz , a 4.071m de altura.
Recebeu, também, a condecoração das Asas da Força Aérea Boliviana e dirigiu por
alguns tempo o Museu da Aeronáltica de São Paulo no Ibirapuera na Oca.
Sempre modesta, deixou para traz todo seu arquivo de condecorações.
Assim se expressa Ruy Flemming, piloto desde 1981, foi da Esquadrilha da Fumaça de1992 a
1995 e atua como diretor da Associação dos Pilotos de Helicópteros do Estado de
São Paulo (Aphesp), em “ Lições que vêm de muito longe” em artigo publicado na
Revista “Isto É”, em 9.7.2003. “Há algumas semanas, levei meus filhos até o
Parque do Ibirapuera para visitar a exposição Os Guerreiros de Xi’An e os
Tesouros da Cidade Proibida, montada na Oca. Fantástica a cultura da China.
Pudemos ver uma série de objetos que contam uma história de alguns milhares de
anos. Lembrei que, há muitos anos, fui à mesma Oca. Lá era o Museu da
Aeronáutica de São Paulo, onde, entre outras peças, havia um acervo de Alberto
Santos Dumont, certamente um dos mais consagrados gênios que o Brasil já
produziu.
Foi campeã paulista de pára-quedismo e executou 105 saltos. Ainda, como aviadora, percorreu ao redor de 5.000 horas de vôo e foi a primeira mulher a solar em planador no Brasil.
Viaja, em 1956, pelo governo do Estado de São Paulo, para todas as capitais do Brasil, passando pela floresta amazônica, sem rádio e, em um pequeno avião.
Ada Rogato, em feiras agrícolas no Estado de São Paulo, saltava de aviões e helicópteros, executando saltos ornamentais.
Teve como homenagem o nome de uma cachaça “Voadora” e,
No ano de 2000, os Correios lançaram carimbo postal e selo comemorativo dos 50 anos do sobrevôo dos Andes por Ada com o CAP-4 de 65HP PP-DBL, Brasileirinho, sob o tema “Mulheres Aviadoras”. O carimbo postal apresenta os seguintes dizeres: Homenagem às Mulheres Aviadoras Pioneiras da Aviação no Brasil – 1º dia de circulação: São Paulo-SP- 8.2.2000.
Ada recebeu vários títulos, como a Comenda Nacional de Mérito Aeronáutico, grau de cavalheiro (primeira mulher); Comenda Asas da Força Aérea Brasileira e o título da FAB de Piloto Honoris Causa; recebeu a condecoração Condor dos Andes em 1952,
Sempre modesta, deixou para traz todo seu arquivo de condecorações.
Assim se expressa Ruy Flemming, piloto desde 1981, foi da Esquadrilha da Fumaça de
Há muito tempo não se pode mais visitar o museu. Com a morte da aviadora Ada
Rogato, que o dirigia, aquilo ficou às moscas.” Mais adiante se expressa Ruy
“Histórias são contadas aqui e ali de iniciativas que tentaram, sem êxito,
preservar o patrimônio aeronáutico que estava na Oca. É uma pena que as peças
não tenham sido destinadas ao museu no Campo dos Afonsos. Algumas pessoas
ligadas à aviação indicaram o Museu do Comandante Rolim. Uma briga política não
permitiu. Mais de 800 mil pessoas já visitaram o museu chinês. Os guerreiros
chineses embarcam de volta para casa com a certeza de que cumpriram, milhares
de anos depois, o papel de preservar sua cultura e defender suas tradições”
Continuando, o defensor solitário afirma em seu artigo. “Espero que jamais
venham a saber a que era destinado o espaço que ocuparam. Espero que não tenham
a menor idéia de como tratamos os heróis que escreveram parte da nossa história
– ficariam indignados. Gostaria que a imagem gravada na retina dos guerreiros
fosse a de olhares respeitosos de homens, mulheres e crianças brasileiros
reverenciando toda a história e cultura que estavam representando. Para trás
fica a Oca, que ao longo dos últimos anos foi se esvaziando e que não temos
mais condições de preenchê-la completamente. Maior que a tristeza da partida
dos heróis chineses é a tristeza de não podermos mais usar o espaço vazio da
Oca com nossos próprios heróis. Provavelmente a Aeronáutica brasileira perderá
o espaço, que de qualquer forma, nos últimos anos, não serviu para nada além de
brigas políticas que só destruíram o acervo.
A principal cidade da América Latina e uma das maiores do mundo não tem mais um museu público que preserve os grandes nomes daqueles que escreveram as páginas da aviação brasileira. O incrível é que, apesar de tudo isso ensinamos aos nossos filhos que somos inventores do avião.
Ficamos parados observando outros países respeitarem seus antecessores. Crescem embalados por seus heróis de verdade. E nós, infelizmente, assistimos a mais um episódio de descaso e desrespeito. Nós só não podemos nos acostumar com isso. A comunidade aeronaútica brasileira reserva o dia 23 de outubro para reverenciar o feito de Santos Dumont. Há quase 100 anos ele decolou do Campo de Bagatelle, na França, com o mais pesado que o ar. Em 2006, ano do centenário, a comemoração mais justa seria a abertura de um museu, onde este feito pudesse ser lembrado todos os dias do ano, e não apenas no dia do aviador. Nós só não podemos nos acostumar com isso”
Em Jornal da Ciência, 17 de novembro de 2005 “O Museu da Aenoráltica, foi para dois galpões do Centro Municipal de Campismo (CEMUCAN), na divisa entre SP e Cotia. Lá estão em processo de deterioração relíquias como a touca, as luvas e os óculos usados por Santos Dumond no primeiro vôo, em 1906, réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, parte da biblioteca do inventor. O mesmo ocorre com o avião Jahu, do pioneiro em vôos através do Atlântico João Ribeiro de Barros, e os pilotados pela aviadora Ada Rogato”.
É pena, a história nossa é tênue para nós brasileiros. Ela soçobra rapidamente tal qual uma nau sem rumo. Ada Rogato deixa um legado histórico para a aviação brasileira. Deixa para o Instituto Biológico a lembrança de uma mulher que soube, como tanta outras, enobrecer esta Casa.
A principal cidade da América Latina e uma das maiores do mundo não tem mais um museu público que preserve os grandes nomes daqueles que escreveram as páginas da aviação brasileira. O incrível é que, apesar de tudo isso ensinamos aos nossos filhos que somos inventores do avião.
Ficamos parados observando outros países respeitarem seus antecessores. Crescem embalados por seus heróis de verdade. E nós, infelizmente, assistimos a mais um episódio de descaso e desrespeito. Nós só não podemos nos acostumar com isso. A comunidade aeronaútica brasileira reserva o dia 23 de outubro para reverenciar o feito de Santos Dumont. Há quase 100 anos ele decolou do Campo de Bagatelle, na França, com o mais pesado que o ar. Em 2006, ano do centenário, a comemoração mais justa seria a abertura de um museu, onde este feito pudesse ser lembrado todos os dias do ano, e não apenas no dia do aviador. Nós só não podemos nos acostumar com isso”
Em Jornal da Ciência, 17 de novembro de 2005 “O Museu da Aenoráltica, foi para dois galpões do Centro Municipal de Campismo (CEMUCAN), na divisa entre SP e Cotia. Lá estão em processo de deterioração relíquias como a touca, as luvas e os óculos usados por Santos Dumond no primeiro vôo, em 1906, réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, parte da biblioteca do inventor. O mesmo ocorre com o avião Jahu, do pioneiro em vôos através do Atlântico João Ribeiro de Barros, e os pilotados pela aviadora Ada Rogato”.
É pena, a história nossa é tênue para nós brasileiros. Ela soçobra rapidamente tal qual uma nau sem rumo. Ada Rogato deixa um legado histórico para a aviação brasileira. Deixa para o Instituto Biológico a lembrança de uma mulher que soube, como tanta outras, enobrecer esta Casa.
Ada no extinto museu de Ibirapuera
Ada Rogato - Reportagem 1987
Na década de 1930, a aviação já havia
alcançado vários progressos no mundo, mas no Brasil ainda engatinhava. Porém
uma mulher jovem e muito corajosa pilotava aviões e saltava de para-quedas. O
nome dela era Ada Rogato.
Foi a primeira mulher brasileira a obter brevê de piloto de planador e a tornar-se paraquedista; a terceira a obter licença de aviador no Brasil. Além disso, Ada Rogato bateu recordes inacreditáveis, como o primeiro voo solitário entre a Patagônia, no Sul do continente americano, e o Alasca, no extremo norte da América.
Ao longo da vida, Ada recebeu comendas, homenagens de presidentes e desfilou em carro aberto pelas ruas de São Paulo para celebrar suas façanhas. Seu nome virou referência em todo mundo quando o tema é o pioneirismo na aeronáutica. Mas, como acontece com muitos de nossos heróis, Ada acabou esquecida pelas novas gerações.
Participam a biógrafa Lucita Briza, a primeira mulher piloto de linha aérea no Brasil Lucy Lúpia, o físico Henrique Lins de Barros e a militante feminista Schuma Schumacher, autora do Dicionário Mulheres no Brasil.
Foi a primeira mulher brasileira a obter brevê de piloto de planador e a tornar-se paraquedista; a terceira a obter licença de aviador no Brasil. Além disso, Ada Rogato bateu recordes inacreditáveis, como o primeiro voo solitário entre a Patagônia, no Sul do continente americano, e o Alasca, no extremo norte da América.
Ao longo da vida, Ada recebeu comendas, homenagens de presidentes e desfilou em carro aberto pelas ruas de São Paulo para celebrar suas façanhas. Seu nome virou referência em todo mundo quando o tema é o pioneirismo na aeronáutica. Mas, como acontece com muitos de nossos heróis, Ada acabou esquecida pelas novas gerações.
Participam a biógrafa Lucita Briza, a primeira mulher piloto de linha aérea no Brasil Lucy Lúpia, o físico Henrique Lins de Barros e a militante feminista Schuma Schumacher, autora do Dicionário Mulheres no Brasil.
O Programa "De la pra Ca " exibido em 18/09/2011 homenageia nossa Gaivota solitaria em um documentario fantastico
Assistan aqi : http://www.youtube.com/watch?v=nTsSZaJMze8
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